segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os 10 Mandamentos das compras (edição comentada, finalmente publicada)




1 – No inicio de cada estação, passe revista ao seu guarda roupa, e faça uma lista do que lhe faz falta. Guarde-a na sua carteira, mantenha-a lá . Sempre que for ás compras, passe uma vista de olhos e tentar manter-se focada no que realmente precisa.

NÃO – Se ocupe em ir ás lojas sempre que tem um momento livre. Vai acabar por comprar compulsivamente, gastando mais do que pode muito provavelmente em coisas que não lhe fazem falta.

Mas a piada está em ir passear, e ter encontros imediatos com a mala dos sonhos. Ou não. Esta gente é parva

2 – Conheça as regras do tipo de peças que funcionam no seu corpo, bem como das cores que a favorecem. Isto vai-lhe permitir uma procura mais selectiva, de cada vez que vai ás compras, evitando que leve para os provadores peças escusadas, que ao serem provadas, provavelmente lhe vão causar depressão.

NÃO – Não leve para os provadores as peças que lhe saltaram á vista, por estarem vestidas nos manequins.

Ya, podemos ter curtido até, mas NÃO podemos levar, big sin. Quanto às cores preto preto preto! (e qual é a selecção que advém disto?é quase tudo preto!)

3 – Estipule um orçamento para o mês e não saia dele.

NÃO – Se deixe tentar por peças cujo preço extravasa o seu orçamento. Pergunte a si própria quantas vezes as iria usar, para tentar perceber se alguma vez as iria rentabilizar. Deixe para o dia seguinte a sua decisão. Se já não estiver lá, se calhar, não estava destinada a ser sua. Não pense mais no assunto.

I'm sorry darling, it was no meant to be. It was destiny. You couldn't be my bag ever.

4 – Leve uma amiga boa conselheira ás compras. Não pode ser qualquer uma. Estou certa que sabe disso.

NÃO – Pergunte só ás vendedoras a opinião. O trabalho delas é encher-lhe o ego e esvaziar-lhe os bolsos.

Hum, good point Info-excluída, esta é para ti. You're out! E vendedoras cruéis, nunca mais acredito em vocês. Humpf.

5 – Faça uma pausa para o almoço, mas não coma alimentos que a façam inchar.

NÃO – Vá ás compras quando está cheia de fome. Fará escolhas erradas. Acabará cheia de sacos de desilusões, e sem roupa.

Alimentos que me façam inchar...deixa cá ver...humm...vou deixar de respirar.

6 – Faça viagens planeadas ás compras, quando tem tempo e quando está minimamente relaxada.

NÃO – Corra para a loja mais próxima, boa ou má, em pânico, porque tem de arranjar um vestido novo para aquela ocasião muito especial, logo á noite….

Não, vou ficar em casa em pânico.

7 – Decida antecipadamente que lojas vai visitar, e quanto tempo tem para lá andar.Marque o alarme do se telemóvel para 15 minutos antes da hora limite, quer seja do parqueamento, quer do trabalho.

NÃO – Deambule de cabide em cabide da mesma loja, sem um objectivo. Se já estiver dentro da loja há mais de uma hora, vá lá fora e reavalie o que está a fazer.

Pois sim. Estou na HM há mais duma hora. É melhor ir lá fora reavaliar o que estou a fazer. Apesar de já estar na fila da caixa há 15m.

8 – Tente fazer compras através da Internet. Pode comprar praticamente tudo, evitando os estacionamentos, transportes públicos e filas.

NÃO – Se vicie. Pode induzir em gastos extrapolados, uma vez que toda a realidade física das compras, é alterada.

LOL.

9 – Considere comprar acessórios em primeiro lugar. As vezes um simples cinto pode fazer toda a diferença, e vai lhe custar indiscutivelmente menos.

NÃO- Desperdice o seu orçamento numa única peça que possivelmente só irá usar uma vez na vida, especialmente se tiver falta de peças básicas.

Ou seja, cintos Channel non.

10 – Experimente “experimentar” peças de criadores. Mesmo que não as possa comprar, de certeza que irá em breve aparecer , o mesmo tipo numa versão muito mais económica, e é uma excelente forma de testar o que lhe fica bem.

NÃO – Se sinta intimidada pelas empregadas das lojas caras. Lembre-se que estão lá para a servir.

Ai. Esta é a melhor. LOLOLOLOL. Primeiro mandam-me não perder tempo. E depois mandam-me perder tempo. Afinal em que é que ficamos?


Ou então ficar em casa e poupar fundos, não? =P

3 comentários:

Geraldo Nascimento disse...

"sacos de desilusões, e sem roupa"

Sem dúvida o melhor mandamento, especialmente na maneira como acaba.

Diligentia disse...

Os acentos, meu deus, os acentos...

Senayuri disse...

Tenho lá eu cabeça para tar a corrigir o que outrem escreveu